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2ª Via da Fatura


Autoatendimento


Perguntas e respostas
  • O que é água potável?

    A água potável é aquela que possui a qualidade exigida pela Portaria 2914/11 do Ministério da Saúde, lei federal que determina os padrões de potabilidade para a água tratada. A água potável é destinada para o consumo humano, para ingestão, preparo de alimentos e higiene pessoal. A água potável tem a garantia de qualidade através de um rigoroso controle de analises físico-química e bacteriológica.

  • O que é uma certidão negativa de débito?

    É o documento que atesta a veracidade de inexistência de débitos, ou seja, no início de cada ano é emitida as certidões daqueles clientes que não ficaram com nenhum pagamento pendente do ano anterior.

  • Não recebi ou minha fatura foi rasurada, como posso efetuar o pagamento da mesma?

    No site você pode retirar a 2 ª via da sua fatura e com ela efetuar normalmente o pagamento da sua conta de água. Basta apenas ter em mãos o seu número de matrícula, encontrado na sua fatura do mês anterior. Você também pode retirar a 2ª via da sua fatura no escritório, para isso, basta informar o nome completo cadastrado como cliente e/ou o número da matricula. Com estas mesmas informações, você pode, também, solicitá-la por e-mail, visite a aba “Contato” e solicite sua fatura.

  • O que é preciso para fazer a ligação de água?

    Para solicitar um pedido de ligação, o usuário deve comparecer ao nosso escritório e apresentar os seguintes documentos: (original e cópia que ficara arquivada no junto ao cadastro).

    •    Documento de identificação com foto e CPF do morador (Obrigatório);

    •    Contrato de compra e venda ou escritura do terreno, comprovando que o solicitante é o proprietário do mesmo (Obrigatório);

    •    Informações quanto à localização e descrição do imóvel;

    •    Se possível, levar uma conta de água do vizinho mais próximo, confirmando que passa rede de água no local;

    •    Em caso de pessoa jurídica, além do documento do terreno, trazer o contrato social da empresa e cartão do CNPJ; A Águas de Ilhota tem um prazo de (15) quinze dias úteis para realização da ligação de água, condicionada a existência de rede no local e, a instalação da caixa padrão na divisa (testada) do imóvel.

  • O que é hidromêtro?

    O hidrômetro é o aparelho instalado pelo Águas de Ilhota para registrar o volume de água consumida mensalmente pelo cliente. Com base neste volume é calculado o valor a pagar.
    Você pode acompanhar seu consumo fazendo a leitura do hidrômetro. Uma prática que ajuda até mesmo a identificar gastos acima da média, que pode ser indício, por exemplo, de vazamento.
    Isto é simples: Há números pretos e outros vermelhos. Anote os pretos e faça o seguinte cálculo para comparar com o mês anterior: subtraia os números pretos daqueles constantes na última fatura. O resultado é o consumo da última leitura até a presente data.
    IMPORTANTE LEMBRAR: O hidrômetro é um bem público e o cliente é responsável por sua conservação.

  • O que fazer se houver alguma alteração na qualidade da água?

    Qualquer suspeita de alterações na qualidade da água é imprescindível que o usuário entre em contato com a Águas de Ilhota, para que nossos técnicos programem uma visita a sua residência e verifiquem o problema e as medidas a serem tomadas para saná-lo.

  • Por que minha água está branca?

    Ao contrário do que muitos pensam não é excesso de cloro na água. O produto químico utilizado para desinfecção da água é o hipoclorito de sódio e este não gera alterações na cor da água, seu aspecto é semelhante à água sanitária utilizada em residências. Este aspecto esbranquiçado da água é decorrente do aumento de pressão na rede de distribuição, que reage com o oxigênio presente na água. Quando isso ocorrer, faça o teste: encha um copo com água e observe que rapidamente ela volta ao seu aspecto normal. Além disso, ressaltamos que não há perigo nenhum. Você pode consumir esta água normalmente.

  • Por que é importante ter uma caixa d'gua em minha casa?

    A Águas de Ilhota trabalha para fornecer água de qualidade e atender a crescente demanda. Contudo, quando se faz necessário a realização de reparos na rede pública, fecham-se os registros e áreas são isoladas. Deste modo, até terminar a operação de manutenção, realizar a descarga de água necessária e novamente preencher as tubulações pode levar algumas horas e sendo assim, sem caixa d’água os clientes ficarão sem água para execução de suas atividades cotidianas.  Ainda, a existência de caixa d’água em residências esta previsto no código de obras do município.

  • Por que a água após uma manutenção na rede pública tem sua qualidade reduzida?

    A equipe operacional é responsável por efetuar as manutenções e realizar os procedimentos para que o retorno do abastecimento ocorra sem alterações na qualidade da água para o cliente. Ainda sim, se houver alguma alteração o cliente deve fechar o registro localizado no cavalete e entrar em contato com a concessionária.

  • Quem tem água encanada está ligado na rede de esgoto?

    Não. Somente quem está ligado à caixa de ligação existente na calçada do imóvel é que está ligado a rede de esgoto.

  • Como eu sei que meu imóvel está ligado a rede coletora?

    Se o imóvel estiver ligado na caixa de esgoto que fica em frente à sua casa/prédio/estabelecimento comercial, este está ligado à rede de esgoto. Se existir alguma dúvida quanto a interligação, você deverá entrar em contato com a Águas de Ilhota e solicitar uma vistoria do imóvel.

  • Devo ligar o esgoto da minha residência no canal pluvial do meu bairro?

    Não, pois estará poluindo o meio ambiente. Você deverá ligar seu esgoto na caixa de ligação existente na frente do seu imóvel. Caso não possua caixa de ligação, você deverá entrar em contato com a Águas de Ilhota solicitando uma.

  • Para onde vai o esgoto da minha residência quando não estou ligado?

    Quando seu imóvel não está ligado, seu esgoto vai para a drenagem pluvial, valões, lagoas e córregos, contribuindo para a poluição do meio ambiente e disseminação de doenças contagiosas, como cólera, hepatite, esquistossomose, entre outras.

  • O que acontece com o esgoto que está ligado na rede?

    O esgoto ligado à rede vai para as estações de tratamento de esgoto, onde as impurezas do esgoto são eliminadas através de tratamentos biológicos e químicos, sendo devolvida ao meio ambiente sem causar danos à saúde.

  • É obrigatória a ligação do esgoto da minha residência na rede? Qual a lei?

    Sim, a ligação é obrigatória. A legislação federal é a lei 11.445/2007, você tem acesso a mesma em nosso site na página Transparência / Leis Nacionais.

  • Minha conta de água vai aumentar com a ligação do meu imóvel á  rede de esgoto?

    Não irá aumentar a tarifa da água, mas será incluso mais uma tarifa referente a utilização da rede de esgoto.

  • Como fico sabendo que posso fazer a ligação do esgoto do meu imóvel á rede?

    Você receberá a visita de técnicos da Águas de Ilhota orientando quanto à ligação. Serão efetuadas campanhas nos bairros, reuniões comunitárias, entrega de material explicativo para orientá-lo quanto a importância da ligação à rede esgoto. Você poderá também entrar em contato com os técnicos da Águas de Ilhota na sede ou pelo telefone ou via site.